Saiba por que o uso de protetor solar deve ser um hábito diário
Adote o costume para manter a pele bonita, saudável e protegida sempre
Você já ouviu várias vezes que passar protetor solar ajuda a evitar câncer de pele e envelhecimento precoce, certo? O problema é que, mesmo com a informação, muita gente não se liga na extrema importância desse hábito – e não tem nada de vaidade nisso: é uma questão de saúde.
Isso porque, ao atingir a pele, a radiação UV desencadeia reações imediatas, como queimaduras e bronzeamento, e tardias, como envelhecimento cutâneo e mutações genéticas, que podem gerar o câncer de pele. Os raios do sol são responsáveis por 80% do envelhecimento cutâneo e triplicaram o número de casos de melanoma(câncer de pele) nos últimos tempos.
Então, é preciso passar filtro solar todo dia?
Sim, menos à noite. O sol emite três tipos de raios ultravioletas: UVC (que é barrado pela camada de ozônio), UVB (cuja maior incidência se dá entre 10 e 16 horas) e UVA (que tem 95% de toda a radiação UV). E isso acontece mesmo nos dias nublados, já que as nuvens não conseguem filtrar os raios e a chance de queimar a pele no mormaço é igual ou maior do que em um dia de sol. Isso porque, como não sentimos calor, ficamos mais tempo expostos.
PUBLICIDADE
inRead invented by Teads
Qual é o protetor ideal para cada pele?
Pra que você se proteja do envelhecimento e do câncer, o ideal é que você sempre opte pelos fatores acima de 15. Se você for morena escura ou negra, um com FPS 20 vai dar conta do recado. Quando for à praia ou piscina, aí pode usar um mais alto, como o 30. Para as mais branquinhas, o FPS deve ser 40 ou mais, sempre com o cuidado de escolher um mais alto quando estiver na praia.
Muita gente reclama da oleosidade que alguns deixam, nesse caso, escolha versões oil-free (livres de óleo). Ainda vale pedir recomendação a seu dermatologista, que pode prescrever um produto ainda mais específico a seu caso.
E nunca use o mesmo do corpo no rosto, isso porque, para facilitar a aplicação e oferecer maior resistência à água e ao suor, os produtos para o corpo costumam ser mais oleosos e densos do que os do rosto. Ou seja, podem obstruir os poros e causar as temidas espinhas.
Como escolher o correto?
Tenha uma atenção extra ao rótulo. As três principais funções de um filtro solar são bloquear os raios UVB (que provocam vermelhidão, ardor, queimadura e câncer de pele) e UVA (responsáveis pelo envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer). No rótulo, precisa consta que ele protege contra esses dois raios.
Cheque também se a composição contém substâncias foto estáveis, como oxbenzona, octocrileno e etilexiltriazona, que mantêm a eficácia dos filtros por várias horas. Vale testar alguns até encontrar aquele que mais se adéqua a sua pele, que espalha com facilidade e que não lhe causa alergia.
Quanto é preciso passar?
Se o tempo de exposição ao sol for bem rápido, basta espalhar o creme nas áreas que ficam descobertas (rosto, pescoço, colo, ombros, braços, mãos e pernas) uma vez ao dia. Para períodos longos (mais de uma hora), o protetor deve ser aplicado no corpo todo, em doses generosas, 30 minutos antes de sair de casa. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou imediatamente, se a pessoa ficar muito tempo na água, transpirar demais ou usar a toalha para secar a pele, combinado?
Uma dica é fazer uma concha com uma das mãos e preenchê-la com o produto. Depois, espalhar quatro bolinhas (tipo um grão de feijão) no rosto e no pescoço, duas nas mãos e duas nos pés. Nas pernas, nos braços e no tronco, espalhe cerca de uma colher de chá (aquela menorzinha) para cada área.
Bloqueador solar é mais eficiente que protetor?
O termo bloqueador pode confundir, achando que, se passado uma vez, você fica despreocupada no sol. Mentira. Esse termo é usado para os produtos que têm FPS igual ou maior do que 30, mas nunca a proteção será de 100%. O FPS 15 bloqueia cerca de 92% da radiação, o 30 protege contra 96% e o 60, 98%. Sendo protetor ou bloqueador, ele sempre vai precisar ser reaplicado, ok?
Faça virar hábito
O segredo é fazer o uso do protetor se tornar hábito, como escovar os dentes. Então, anote as dicas:
Deixe seu protetor visível até se acostumar a usá-lo todo dia.
Se você passa o dia todo fora de casa, deixe um menor na bolsa, no carro ou mesmo na gaveta de trabalho.
Você pode usar o protetor antes de se maquiar. Em vez de passar hidratante para preparar a pele, use o protetor. Assim você agrega saúde à sua beleza!
E o mais importante: pele bronzeada do sol não é saudável. A cor de “queimada” é uma reação da pele para se proteger dos raios nocivos. Pele bonita de verdade é aquela bem-cuidada, ou seja, aquela que ganha camadas de protetor todo santo dia.
Usá-lo todo dia já é se prevenir do envelhecimento precoce, protetor solar é um dos anti-sinais mais eficazes, sabia?